Briga

Motociclista leva soco de policial em Magé; PM apura conduta

Confusão ocorreu após homem trafegar pela contramão

Agentes envolvidos na abordagem não são do quadro efetivo do programa, onde atuam como extras nas folgas
Agentes envolvidos na abordagem não são do quadro efetivo do programa, onde atuam como extras nas folgas |  Foto: Reprodução
 

Uma confusão generalizada envolvendo policiais militares do programa Segurança Presente e um motociclista no calçadão de Magé, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (30), é apurada pela Corregedoria da Polícia Militar. Tudo porque um agente deu um soco no rapaz.

A situação ocorreu após o homem, que estava com uniforme de supermercado, trafegar pela contramão em uma via principal nas proximidades do calçadão, no centro do município.

Foi por volta de 16h, quando o motociclista estava a caminho de um shopping, na companhia do sobrinho, durante o horário de almoço do trabalho. Eles iriam comprar uma chuteira.

"Nesse momento vago, eu busquei o meu sobrinho para comprar a chuteira que ele queria, porque gosta de jogar futebol. Só que nisso, fiz uma volta que realmente não era algo certo, mas isso não quer dizer que ele [o policial] tem que me tratar daquela forma, até porque não sou nenhum bicho. Ele falou: 'Desce da moto' e me xingou com coisas muito fortes", disse.

De acordo com o homem, ele não ofereceu resistência. Apesar disso, segundo o motociclista, o policial ainda teria apontado uma arma contra ele e o sobrinho.

"Naquele momento só dele apontar a arma para a minha barriga, com o meu sobrinho na garupa, eu fiquei constrangido. Ele me abordou, pediu para descer. A gente estava indo na direção dele. Ele não esperou nem que eu descesse da moto, me agarrou, me jogou contra a vitrine da loja, eu reagi, acertei ele com um golpe", contou em rede social.

  

A Secretaria de Estado de Polícia Militar quer entender a postura de um dos policiais que deu início às agressões, que estão fora dos padrões da corporação.

Os dois ocupantes da motocicleta foram levados à 65ª DP (Magé), onde prestaram esclarecimentos. Eles foram liberados.

No vídeo que circula nas redes sociais, um dos policiais aparece agredindo o motociclista, que revida, enquanto outro agente tenta defender o colega de farda.  

Pedestres que passavam pelo local também se envolvem na briga, enquanto outros tentavam amenizar a situação. Na gravação, um outro homem aparece armado tentando defender os agentes. Ele seria um PM à paisana, segundo testemunhas.

"A gente rala, não quer nada de ninguém. A gente é sonhador, é complicado demais [...] Ele me acertou com um soco no queixo. Esperou as coisas se acalmarem para me dar um golpe. Eu com roupa de trabalho e ele fardado e qual é a diferença? É doloroso", contou o motociclista aos prantos.

O Programa Segurança Presente disse, por meio de nota, que uma sindicância sumária foi aberta para apurar as circunstâncias da abordagem realizada por agentes do Magé Presente. 

"Também foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar o pedido de abertura de processo disciplinar para investigar a conduta dos policiais envolvidos na ação", esclareceu.

Em comunicado, frisou que a abordagem realizada pelos policiais está fora dos padrões adotados em treinamentos sistemáticos realizados com a tropa. 

Além disso, revelou que os agentes envolvidos na abordagem não são do quadro efetivo do programa, onde atuam como extras nas folgas. 

< Fortes chuvas deixam mortos e desaparecidos no norte do Rio Caça a Zinho gera confronto entre milicianos e policiais no Rio <